quinta-feira, 23 de junho de 2011

O convite para o baile



Hermione desceu as escadas bem devagar, evitando fazer qualquer mínimo barulho. Andou depressa pelos corredores, carregando a mochila cheia de livros e pergaminhos.
Chegou à biblioteca no momento em que o sol despontava preguiçosamente no horizonte.
Tudo que ela queria era um pouco de paz e silêncio para estudar tranquilamente. Devido ao torneio tribruxo, o castelo andava mais movimento e barulhento do que de costumo, e para o azar de Hermione, Vítor Krum, o famoso jogador da Bulgária e estudante da Durmstrang, parecia ter um estranho fascínio por bibliotecas.
Quando não estava treinando para o torneio, o búlgaro desfrutava do seu tempo livre na biblioteca, permanecendo lá por horas, para a tristeza de Hermione. As fãs histéricas e alvoroçadas do jogador estavam sempre ali, atrás dele. E era definitivamente impossível ler e estudar em meio aos risinhos e cochichos das garotas.

Hermione sempre as olhava, incrédula, perguntando-se como se sujeitavam a ficar correndo atrás de um jogador de quadribol mal humorado. Ele nem mesmo era bonito; não que ser bonito fosse contribuir de alguma forma para que a situação fosse menos deplorável! Revirou os olhos pensando em como as garotas da sua idade eram patéticas.



Abriu a grande porta da biblioteca, torcendo para que estivesse vazia. Suspirou aliviada quando percebeu que finalmente estudaria em paz, no mais absoluto e completo silêncio. E certamente ninguém apareceria ali tão cedo em pleno sábado.

Retirou dois livros grossos e pesados da mochila, largando-os sobre a mesa. Sorrindo satisfeita, desenrolou um extenso pergaminho, retirando também tinta e um conjunto de penas de sua mochila.
Durante um longo tempo, o único barulho que se ouvia na imensa biblioteca era o da pena arranhando freneticamente o pergaminho.

.....

- Com licença. – Hermione ergueu os olhos assustada, estranhando o sotaque carregado. Estivera tão imersa em seus deveres que sequer percebeu Krum se aproximar.

- Ah, oi – disse sem esconder sua tristeza e decepção, assim que se deparou com Vítor parado na sua frente.

- Eu posso me sentar aqui? – perguntou, fingindo não perceber a expressão desolada de Hermione.

Ela olhou em volta, como imaginara todas as mesas estavam vazias.
No entanto, não querendo ser rude, nem mal educada assentiu com a cabeça, dando-lhe um tímido sorriso, ao qual Vítor retribuiu com entusiasmo.

Hermione desviou os olhos dos dele depressa; ruborizando voltou a escrever, tentando ignorar a presença do garoto, tinha a estranha sensação de que ele estava observando cada gesto seu, mas evitou erguer a cabeça para verificar.

Passados alguns minutos, ele abriu um imenso dicionário de inglês, o qual havia convocado com a varinha logo que sentara ali, lendo silenciosamente durante um longo tempo.

O silêncio que se sucedeu pareceu deixar Hermione ainda mais aterrorizada. Escutou Krum pigarrear, e se perguntou por que ele não ia embora logo.

- Hermionini – a voz grave de Krum fez seu estômago despencar de uma forma nada agradável.

Aquela situação constrangedora estava começando a chateá-la. Ergueu a cabeça e deparou-se com os olhos escuros de Krum a fitando concentradamente.
O jogador búlgaro que normalmente tinha uma expressão mal humorada e desagradável, não lhe parecia, no entanto, mais que um menino tímido e ansioso.
Sustentou o olhar do garoto, incentivando-o a continuar.

- Você já tem companhia para o baile? – o inglês do búlgaro era péssimo, mas Hermione sabia que tinha entendido perfeitamente bem o que ele dissera, e não pode refrear o gritinho que escapou diante da surpresa.
Ela realmente não pensava em ir ao maldito baile com outro garoto que não fosse Rony, mas seu amigo era um tolo e parecia não lembrar que ela existia, que era uma garota e que poderia acompanhá-lo. Na verdade, Rony era um grande imbecil, ela mesma não conseguia entender por que gostava dele!

No fundo, sabia que tinha muitas razões para gostar de Rony, ainda suspirava admirada quando lembrava dele se sacrificando naquele jogo de xadrez, no primeiro ano deles, para ajudar Harry. Afastou essa lembrança depressa, ouvindo a voz do ruivo há alguns dias dizendo que iria com a garota mais bonita que aceitasse seu convite.

...
- A gente devia começar a se mexer, sabe... convidar alguém. Fred tem razão, afinal não queremos acabar indo com um par de trasgos.

Hermione deixou escapar uma exclamação de indignação.

- Desculpa, Ronald, mas sinto lhe informar que provavelmente nem um trasgo aceitaria ir ao baile com você! – Era muito mais fácil fingir que o achava um completo imbecil quando estava irritada, e representava tão bem que ninguém na sala comunal duvidaria do seu desprezo por esse Rony rude e insensível.

- Pois fique sabendo, Hermione, que eu realmente prefiro ir sozinho do que com... do que com... A Heloísa Midgen, por exemplo. – Harry olhou para o amigo apreensivo, pensando por um momento que ele fosse dizer o nome de Hermione.

- Por que? Só porque ela não é perfeita como a Fleuma? – perguntou num tom carregado de desdém.

- Bem, precisamos admitir que Heloísa tem o nariz fora de esquadro.

- Ah entendo – disse Hermione, cerrando os dentes. – Então, basicamente, você vai levar a garota mais bonita que aceitar você, mesmo que ela seja completamente estúpida?

- Hum... é, é por aí – disse Rony, dando de ombros.

- Sabe Rony, a Heloísa pode ter o nariz fora de esquadro – ela gesticulou fazendo sinal de entre aspas, parecendo bastante irritada – mas você tem o cérebro fora de esquadro – disparou furiosa, saindo num repelão e indo em direção às escadas do dormitório feminino.

...

- Hermionini – tentou Krum, percebendo-a perdida em pensamentos.

- Bem... eu... – lembrou-se de responder alguma coisa ao ouvi-lo chamar seu nome. – Você tem certeza de que quer ir comigo? – perguntou incrédula, sempre pensara em Vítor Krum como um garoto metido e arrogante.

Ele riu de uma forma sincera e espontânea, e Hermione pareceu aprovar esse Vítor menos mau humorado e esnobe e mais risonho e extrovertido.

- Sim, você aceita ser meu par? – confirmou ainda sorrindo e cheio de convicção.

- Bem... ok, eu vou com você – respondeu ainda parecendo aparvalhada, e achando que talvez pudesse se arrepender mais tarde, mas sentindo-se estranhamente feliz por ter sido convidada por alguém para ir ao baile, já que Rony a ignorava descaradamente.

Vítor pareceu realmente satisfeito, voltando a folhear o livro que tinha aberto sobre a mesa.

Ela definitivamente não o achava bonito ou interessante, e tinha certeza de que as garotas só corriam atrás dele por que era famoso. Mas não pôde deixar de se perguntar por que um garoto cobiçado por quase todas as garotas da escola havia convidado justamente ela para ir ao baile?!

Bem, talvez Krum fosse do tipo intelectual, argumentou mentalmente, embora nem mesmo a presença frequente do garoto na biblioteca parecia lhe convencer disso!

Mas não se preocuparia com isso agora, não mesmo!

Esquecida, momentaneamente, dos livros e pergaminhos, pensou no vestido azul que sua mãe lhe enviara para que fosse ao baile, haviam comprado na útltima viagem de férias que fizera com seus pais para a França.
Era um vestido realmente elegante; se ela usasse um pouco de poção alisadora nos cabelos, talvez até pudesse ficar bonita agora que seus dentes tinham um tamanho normal.


......


- Isso é uma piração – disse Rony -, somos os únicos que ainda não têm um par. Quer dizer, nós e o Neville. Ele disse que convidou a Mione! Patético não acha?

- Quê! – Exclamou Harry, completamente distraído pela surpreendente notícia.

- É, é inacreditável, eu sei! – disse Rony com uma expressão horrorizada, começando a rir em seguida. – Neville me contou depois da aula de Poções! Falou que ela sempre foi muito legal com ele, sempre o ajudou nos estudos, mas a Mione disse que já estava indo com alguém. Como se alguém fosse convidá-la! Digo, alguém além do Neville. – Rony riu ainda mais abertamente, arrancando uma exclamação aborrecida de Gina.

- Vai rindo Rony! Só quero ver só no dia no baile vai continuar achando graça.

- Do que está falando, Gina? – questionou ainda rindo, não dando bola para o que a irmã acabara de dizer. Harry o acompanhou, embora sem realmente saber do que estava rindo.


Naquele instante Hermione vinha passando pelo buraco do retrato, carregando uma pilha generosa de livros.

- Por que vocês dois não foram jantar? – perguntou, largando o material sobre uma das mesas e se aproximando deles.

- Por que ah... – Gina olhou dos garotos para Hermione – parem de rir, vocês dois... porque as garotas que eles convidaram acabaram de recusar o convite!

No mesmo instante Harry e Rony, que cochichavam alguma coisa e riam ainda mais motivados, se calaram.

- Obrigada, Gina, quem sabe você divulga no Profeta Diário! – disse Rony azedo.

- Quem você convidou, Rony? – perguntou Hermione num tom superior.

Rony a olhou, uma expressão irresoluta. Ela sustentou o olhar, esperando por uma resposta.

- Ele convidou a Fleur. – disse Gina feliz em fazer o irmão parecer um idiota.
Rony permaneceu mudo, fuzilando a irmã mais nova com os olhos.

- Oh – disse Hermione, segurando o riso. – Bem, talvez agora a Heloísa Midgen esteja lhe parecendo interessante, não é mesmo? Bom, eu não tenho a menor dúvida que vocês vão encontrar em algum lugar alguém que queira ir com vocês. – ela olhou para Gina, ambas riram com gosto, arrancando muxoxos infelizes de Harry e Rony.

Mas de repente Rony pareceu lembrar-se de algo realmente animador. Olhou para Hermione como se a visse sob uma nova luz.

- Hermione, Neville tem razão, você é uma garota e...

- Mesmo? E você só descobriu isso com a ajuda do Neville? – disparou com azedume.

- Bem... – ele ignorou o tom sarcástico da amiga – então você poderia acompanhar um de nós!

- Não, não poderia – retorquiu Hermione, erguendo o queixo, mostrando-se altiva e indiferente.

- Ah Hermione qual é? Precisamos de pares! O que quê custa?

- Eu não posso ir com vocês – disse Hermione agora parecendo um pouco sem graça – porque já estou indo com uma pessoa.

- Ah qual é Hermione, nós sabemos que você inventou que estava indo com alguém para não aceitar o convite do Neville.

- Ah foi? – Os olhos de Hermione faiscaram perigosamente. – Escuta, Rony, não é porque você precisa de ajuda para descobrir que sou uma garota que ninguém mais saiba!

Rony arregalou os olhos momentaneamente, voltando a sorrir em seguida.

- Hei, todos nós sabemos que você é uma garota! Satisfeita? Então, vai ir com um de nós agora?

- Eu já falei QUE ESTOU INDO COM ALGUÉM! – berrou irritada, sem se importar que as pessoas começassem a olhar.
Ora o que ele estava pensando, que ela não seria convidada por ninguém? E, bem, ainda que não estivesse indo ao baile com Krum, não aceitaria ir com ele, mesmo que essa fosse sua vontade mais íntima e profunda, não seria o último recurso de Ronald Weasley, não mesmo!

Saiu decidida a passos duros, sem olhar novamente para Rony.

- Até parece! Ela está mentindo – concluiu Rony, acompanhando Hermione com o olhar.

- Não, não está! – disse Gina convicta.

- Com quem ela vai então? – perguntou Rony contrariado.

- Não é da sua conta!

- Ah, por favor, para que toda essa cena! Essa situação está ficando ridícula. Vamos simplificar as coisas. Gina, você poderia ir com Harry...

- Não posso, vou com Neville – disse Gina apressada parecendo infelicíssima e andando também em direção ao dormitório feminino.

Rony desabou na poltrona com cara de poucos amigos! Será que Hermione inventara que estava indo com alguém apenas para não ir com ele?
Afinal qual era o problema em ir com ele?

Mas havia a possibilidade dela realmente estar indo com alguém. Mas quem? Quem havia convidado Hermione?! Tinha certeza de quem quer fosse não era o garoto certo para entrar de braços dados com Hermione no salão principal.

Suspirou infeliz, pensando que aquele maldito baile seria muito mais desagradável do que ele supunha!



3 comentários:

  1. Ainnn...

    Eu que provoquei esa fic... adoro o Ron ciumento... quem não adora??

    Amando a ideia do blog, demorou pra nossa fw ever fav decidir ter sua casa própria... desculpe, mas a FeB já estava pequena para o teu talento!
    E tenho dito!! rs

    Mil Bjs,
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Não podia perder esse acontecimento!
    Ver a primeira fic postada no blog é uma sensação única!
    Emocionante saber que teremos mais uma maneira de ler e poder divulgar as fics pra quem ainda não conhece.
    Pra quem é fã, como eu, é muito prazeroso poder reler as fics. E sendo num local diferenciado e tão acolhedor, melhor ainda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Posta maiisssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...