Hermione desceu as escadas bem devagar, evitando fazer qualquer mínimo barulho. Andou depressa pelos corredores, carregando a mochila cheia de livros e pergaminhos.
Chegou à biblioteca no momento em que o sol despontava preguiçosamente no horizonte.
Tudo que ela queria era um pouco de paz e silêncio para estudar tranquilamente. Devido ao torneio tribruxo, o castelo andava mais movimento e barulhento do que de costumo, e para o azar de Hermione, Vítor Krum, o famoso jogador da Bulgária e estudante da Durmstrang, parecia ter um estranho fascínio por bibliotecas.
Quando não estava treinando para o torneio, o búlgaro desfrutava do seu tempo livre na biblioteca, permanecendo lá por horas, para a tristeza de Hermione. As fãs histéricas e alvoroçadas do jogador estavam sempre ali, atrás dele. E era definitivamente impossível ler e estudar em meio aos risinhos e cochichos das garotas.
Hermione sempre as olhava, incrédula, perguntando-se como se sujeitavam a ficar correndo atrás de um jogador de quadribol mal humorado. Ele nem mesmo era bonito; não que ser bonito fosse contribuir de alguma forma para que a situação fosse menos deplorável! Revirou os olhos pensando em como as garotas da sua idade eram patéticas.